Educar, aprimorar, evoluir...

A Companhia "Amigos da Luz"
 O 5º FORUM Espírita de Blumenau, em Santa Catarina, Brasil, teve lugar nos dias 15, 16 e 17 de Setembro de 2017, no Teatro Carlos Gomes, contando com conferências espíritas, livraria, música e o teatro da companhia os “Amigos da Luz”.

Na sua 5ª edição, Blumenau, uma cidade de Santa Catarina, Brasil, acolheu o 5º Fórum Espírita Internacional de Blumenau (FOREBLU), organizado pela Comunidade Espírita Irmã Lúcia (CEIL), um dos centros espíritas da cidade.
Com uma organização muito boa e um naipe de trabalhadores dedicados e empáticos, o 5º FOREBLU começou ao som da música de Felicidade Cordel, tendo como ponto alto do dia 15 de Setembro, o teatro dos “Amigos da Luz”, intitulado “Muito Além da Janela”.
Com um excelente elenco, a história que nos prendeu ao palco durante mais de uma hora, abordava todas as idiossincrasias do ser humano, alicerçadas no egoísmo, no ter em vez do ser, apontando na parte final da peça horizontes de partilha, fraternidade e aprender a viver em conjunto com as nossas diferenças.
José Araújo (CEIL)
No Sábado, 16 de Setembro de 2017, José Lucas (Portugal) apresentou o tema “Espionagem Psíquica: o uso da percepção extra-sensorial na busca de informações militares”, seguindo-se José Araújo (Blumenau) com o tema “Antes, hoje e amanhã: aprendizagem e evolução”.
Após o almoço, Moacir Lima (Porto Alegre) abordou o tema “Corta a corda: um voo para a liberdade”.
Após as conferências, Felicidade Cordel apresentou uma palestra cantada intitulada “Sempre há esperança” seguindo-se um espaço de lanche volante, com venda de livros e autógrafos, encerrando o dia com um debate com os palestrantes.
No Domingo, dia 17 de Setembro de 2017, Moacir Lima abriu os trabalhos com o tema “Ciência, Espiritismo e Amor: a arte de viver”, música com Felicidade Cordel, seguindo-se o médium José Araújo com o tema “Saúde, melhoramento e felicidade”, abordando a temática da auto-cura, bem como a tese de que muitas das doenças foram inventadas pela indústria farmacêutica, e que urge mudar de paradigmas, no lançamento do seu livro “Você é a cura – Vol. II”.
Após o almoço, José Lucas falou dos fenómenos espíritas desde o tempo de Kardec, passando pelas experiências científicas ocorridas em Scole, UK, entre 1993 e 1998, em direcção ao futuro, que pode ser risonho se colocarmos a moral espírita em prática.

O Espiritismo na sua mais simples expressão:
simplicidade, amizade e conhecimento,
eis o que foi o 5º FOREBLU

Seguiram-se autógrafos no intervalo, debate com os palestrantes e o encerramento musical, mais uma vez com Felicidade Cordel.
Durante o evento, José Araújo recebeu várias psicografias, que foram lidas no local.
Felicidade Cordel
Um congresso espírita diferente, onde estavam 400 pessoas de várias partes do Brasil, estranhando-se a ausência dos espíritas dos outros centros espíritas de Blumenau que, contrariamente ao que o Espiritismo ensina, nunca apoiaram, estiveram presentes ou integraram o evento, desde os seus primórdios.
Este FORUM foi verdadeiramente espírita, na sua essência, com pontos de vista diferenciados e complementares, unidos pelos laços da amizade, da fraternidade, do estudo e partilha de conhecimentos, dentro do aforismo popular de que “O meu amigo não é o que pensa como eu, mas o que pensa comigo”.
Falou-se de ciência espírita, de filosofia espírita, da moral espírita, mas acima de tudo praticou-se o espiritismo, houve harmonia, alegria, auxílio mútuo, tudo isto, de acordo com o tema central do evento, em busca da educação do Ser, do seu aprimoramento e da sua evolução.
Após este ágape espiritual, regressamos todos a casa de alma cheia, e a excelente organização já está a preparar o evento de 2018 (www.foreblu.org.br).
Já agora, vá-se preparando também, vale bem a pena ir até Blumenau, em meados de Setembro, viver a vida com o Espiritismo.
O Espiritismo na sua mais simples expressão: simplicidade, amizade e conhecimento, eis o que foi o 5º FOREBLU. 

José Araújo (esqª), Moacir Lima, José Lucas (drtª)
Reportagens
setembro 22, 2017
0

Comentários

Procurar nesta página

Comentários recentes

Escreva-me

Arquivo